
ter., 03 de mai.
|Zoom
RESIDÊNCIA | Lavar corações | com Mariana Pimentel
7 encontros | de 03/05 a 14/06, todas as terças | das 19h30 às 22h (horário de Brasília) | Encontros síncronos via Zoom | Indicada para maiores de 16 anos
Horário e local
03 de mai. de 2022 19:30 BRT – 14 de jun. de 2022 22:00 BRT
Zoom
Sobre o evento
Qual o cerne do meu existir neste momento?
Qual o coração das minhas ações no presente?
De quê eu não abro mão?
O que é inegociável?
Qual o mínimo necessário para a minha sustentação neste mundo?
O que tenho para dar?
O que preciso receber?
Quais os limites entre o individual e o coletivo?
"Lavar Corações" é uma residência de movimento em ambiente digital que tem como base mapear as perguntas latentes em cada participante no momento atual, para a construção de micro-performances que possam inspirar respostas temporárias para o atravessamento da radicalidade do presente. Esta proposta tem também como inspiração o trabalho desenvolvido pela filósofa indiana ecofeminista Vandana Shiva e pela antropóloga e curadora guarani Sandra Benites.
“Lavar Corações” corporifica e encarna as questões que emergem ao longo da residência através de um percurso de relação com a materialidade de uma beterraba. Beterrabas possuem um formato semelhante ao do coração. São roxas-avermelhadas e seu manuseio deixa a pele marcada. São doces. tem cheiro de terra…beterraba é um coração que pulsa na terra. Juntes, investiga-se o que uma beterraba tem e não o que ela é, utilizando-a como meio para experimentar os processos de comunicação entre a mente e o coração para criar coragem. Cor-agem. Agir com o coração.
No exercício de construção de uma performance colaborativa, experimenta-se como práticas o Modo Operativo AND, criado pela artista e antropóloga brasileira Fernanda Eugenio, o Standing Meditation (meditação ativa de pé) criada pelo artista e professor de dança americano Steve Paxton e exercícios inspirados no trabalho do filósofo indiano Krishnamurti. Ativa-se também o corpo através de práticas somáticas e da Yoga tibetana.
"Lavar o coração / Sentir o sangue / Regozijo o coração / De dentro pro mundo / Avermelhar / Inundar de vermelho / Os dias inundar / Lavar a alma e os espaços / Não caber / Expandir / O sangue / Curar"
(Souza Frota)
______
Mariana Pimentel
Artista da dança, curadora, gestora e produtora cultural, nascida em Fortaleza no ano de 1983. Estudou no Royal Conservatory of Antwerp, Bélgica e é licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa. É mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa, sendo seu objeto de pesquisa os estados de presença do corpo na dança contemporânea e suas relações de alteridade. É especialista em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tendo como pesquisa práticas colaborativas no sistema produtivo da dança.
Seus trabalhos autorais tratam de tensões políticas entre corpo, espaço, identidade e noção de comunidade, sendo apresentados em Portugal, França, Suécia, Áustria, Itália e Brasil. Em 2011 recebeu a bolsa Danceweb no Impulstanz Festival, em Viena/Áustria. Entre os anos de 2012 e 2022 foi analista de artes cênicas no Departamento Nacional do Sesc, onde coordenou de modo compartilhado projetos como o Palco Giratório, Sesc Dramaturgias e Plataforma Cena.
É sócia da Dos Voos, produtora que desenvolve projetos multilinguagens e realiza o Face a Face - Plataforma de Artes Performativas juntamente com as artistas Priscila Maia e Ligia Soares. Vive e trabalha entre as cidades de Guapimirim e Rio de Janeiro e está finalizando a pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade do Gaia Education em parceria com a Universidade Federal de Alfenas/ MG.
______
SERVIÇO
Dias: 03, 10, 17, 24, 31 de maio + 07 e 14 de junho, sempre às terças
Hora: das 19h30 às 22h (horário de Brasília)
Encontros síncronos via Zoom
Indicada para maiores de 16 anos, interessades nas artes da cena, no teatro performativo, curioses e entusiastas.
Ao concluir a inscrição, enviaremos o link de acesso.