

qua., 18 de jan.
|Fazenda São Benedito
RESIDÊNCIA | Placentário II: imersão-zona / zona-de-imersão
Uma parceria in-Próprio Coletivo e Fazenda São Benedito; Imersão de 18 A 22 DE JANEIRO, presencial, em Araxá-MG; Estadia e alimentação inclusas.
Horário e local
18 de jan., 14:00 – 22 de jan., 14:00
Fazenda São Benedito, Araxá, MG, Brasil
Sobre o evento
PLACENTÁRIO é uma residência fruto da parceria entre a in-Próprio Coletivo e a Fazenda São Benedito, que contempla uma experiência imersiva em ambiente rural, tomando-o como território profícuo para a elaboração de uma ecopoética.
Propõe-se aqui a partilha dos saberes de duas linguagens principais: as artes da cena e a permacultura, duas práticas coletivas que se pautam pela construção de perguntas e respostas pertinentes às questões do nosso tempo.
Afinal, o que pode brotar desse encontro?
A imersão acolherá pessoas que se interessam em desenvolver composições artísticas e agroecológicas num espaço rural. O convívio e a partilha ocorrerão numa casa centenária, nas ruínas da antiga sede, nas trilhas da mata ciliar e nas diversas paisagens que serão o mote para o cultivo de cenas artísticas e agroflorestais.
Em agroecologia, a preparação do solo para o futuro manejo é chamado de placenta.
PLACENTÁRIO é, portanto, um encontro que alimenta composições na terra e no corpo / entre terra e corpo / que integram terra e corpo.
TÓPICOS DE CONHECIMENTO - PROGRAMAÇÃO
- Permacultura como uma Ética para as Artes da Cena;
- O conceito de Sintropia e suas interfaces entre Agrofloresta e Artes da Cena;
- Desejo enquanto paisagem;
- Compostagem: descartar e nutrir o processo de criação
- Composição em Artes da Cena e Agrofloresta
- Identificação de espécies Agrofloresta & Artes da cena
- Manejo Agroflorestal & Artístico
- Cenas EcoPoéticas
- Quais as linhas de força da sua criação?
- Como agroflorestar sua prática artística?
- Como diversificar o processo criativo?
- Frequência, Abundância e Continuidade
QUANDO? Das 14h00 do dia 18/01 às 14h00 do dia 22/01 de 2023.
ONDE? Na Fazenda São Benedito, localizada a 18km do centro de Araxá/MG (o endereço exato, bem como as indicações de rota serão enviadas via e-mail após a confirmação da inscrição).
O QUE ESTÁ INCLUSO? Além das atividades supracitadas, esta imersão oferece estadia (4 noites) compartilhada na casa centenária e alimentação inclusiva (4 refeições/dia).
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO? Transporte (quem depender de transporte público poderá contatar a equipe para combinar o traslado da cidade até a fazenda) e bebidas alcoólicas (é permitido levar e também serão disponibilizadas algumas opções, à parte).
OBSERVAÇÕES: Se for necessário chegar um dia antes ou partir um dia após o término da residência, poderão ser combinadas estadias na fazenda, à parte. Abaixo disponibilizamos um contato direto para possíveis esclarecimentos e facilitações.
MEDIADORES
José Carlos Leite é permacultor e atual gestor da Fazenda São Benedito. Professor titular de Filosofia aposentado pela UFMT. Realizou seu estágio pós-doutorado na Escola Superior Agrária de Coimbra, em Portugal - onde se aproximou das tecnologias agroecológicas, aplicadas hoje na Faz. S. Benedito.
Dani Leite é artista do teatro, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Fundou a in-Próprio Coletivo (criação e formação em artes híbridas) e a 1º PISO (plataforma digital com foco em formação e criação nas Artes da cena). Desde 2017 ministra aulas para as ênfases de Atuação e Direção do curso superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro (UNEMAT) e SP Escola de Teatro.
Suely Correa é terapeuta em saúde integrativa e mestre reikiana. Entre suas especialidades estão o shiatsu, a reflexologia, a auriculoterapia, a mocha e a ventosaterapia. Educadora popular, colabora e auxilia na formação de novos terapeutas em Campinas (SP) e Cuiabá (MT). Atuou na Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde (ANEPS), assim como educadora no ensino Waldorf.
Karina Figueredo é iluminadora cênica, atriz e professora. Mestranda pelo PPG em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Atua na MT Escola de Teatro como professora de iluminação de 2017 até os dias atuais. É membra fundadora da in-Próprio Coletivo. Já ministrou cursos e oficinas em diversas cidades brasileiras, é co-criadora e gestora da 1º PISO.
Alexandre Cervi é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFMT e realizou intercâmbio em Design & Marketing de Moda na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. Atualmente reside em BH-MG e atua principalmente com gestão, comunicação e visualidades. É membro articulador e criativo da in-Próprio Coletivo; co-diretor e designer na plataforma virtual 1º PISO; e corta cabelos em seu próprio salão, o Serve Cervi.
DÚVIDAS & CONTATO
@in.propriocoletivo (Instagram)
in.propriocoletivo@gmail.com
(65) 98105-2449 / (31) 98456-3938 (WhatsApp)